Reintrodução do bugio-ruivo na Ilha de Santa Catarina
O projeto de reintrodução do bugio-ruivo na Ilha de Santa Catarina começou em 2019. Com um número elevado de bugios aguardando destinação no CETAS-SC e a extinção local dos bugios-ruivos na ilha devido ao desmatamento e caça, o Silvestres SC se empenhou em trazê-los de volta, já que o último registro na região data de 1763.
Atualmente, quase metade da Ilha de Santa Catarina é composta por unidades de conservação, demonstrando potencial para abrigar novamente a espécie. O bugio-ruivo é um primata endêmico da Mata Atlântica, mas esta floresta tem apenas 8% de sua cobertura original.
O bugio-ruivo está classificada como vulnerável e está na lista dos 25 primatas mais ameaçados ao mundo. Devido a sua grande susceptibilidade ao vírus da febre amarela, todos os bugios foram vacinados e imunizados contra esse vírus em preparação para a soltura.
O objetivo principal do projeto é reintroduzir o bugio-ruivo na Ilha de Santa Catarina, apoiando a formação de uma população sustentável a longo prazo. A reintrodução dessa espécie contribuirá para melhorar seu estado de conservação, promoverá a regeneração da vegetação e restabelecerá interações ecológicas, além de melhorar o bem-estar dos indivíduos.
Além disso, o projeto inclui ações de educação ambiental para conscientizar e envolver os habitantes locais no monitoramento dos bugios após sua soltura, por meio da ciência