Sobre o Instituto Fauna Brasil
O Instituto Fauna Brasil é uma organização não governamental sem fins lucrativos que atua na conservação da fauna silvestre, através de projetos de reintrodução, atividades de educação ambiental, além da geração de trabalho e renda para a comunidade.
Oficialmente, o IFB foi fundado em 2023, porém, sua história começou muito antes disso. Em 2010, ainda como um coletivo chamado de Espaço Silvestre, deu-se início ao projeto reintrodução do papagaio-de-peito-roxo no Parque Nacional das Araucárias. Esse projeto foi pioneiro no Brasil, nesta época, pouco se falava sobre a viabilidade e importância da reintrodução de espécies da fauna em locais do quais foram extintas.
Em 2021, devido à quantidade de animais recebidos pelo CETAS-SC, percebeu-se a necessidade de criar um ramo focado somente na reabilitação e soltura desses animais. Nesse momento, o desenvolvimento de novos programas de reintrodução de fauna começam a ganhar mais força. Um desses projetos é o de reintrodução do bugio-ruivo na Ilha de Santa Catarina, sonhado, discutido e elaborado desde 2019.


Em meados de 2023, após estudos do Projeto Fauna Floripa, um novo sonho começa a tomar forma, repovoar a Ilha de Santa Catarina com predadores! A reintrodução de pequenos felinos pode contribuir com o restabelecimento do equilíbrio ecológico da Ilha.
O IFB mantém um programa de ciência-cidadã e educação ambiental, que atua na conscientização e aproximação da população local com os projetos e sua importância para todo ecossistema que o cerca. As atividades são realizadas juntamente às comunidades, escolas, instituições e órgãos de cada área de soltura, buscando o equilíbrio na relação fauna-humanidade.
Além disso, reconhece a importância de incentivar a geração de renda para as partes envolvidas nas ações dos projetos. Atualmente, o IFB mantém o Vem Passarinhar, evento de observação de aves realizado em Florianópolis e na região do Parque Nacional das Araucárias, incentivando a prática e cultura dessa atividade que promove bem-estar e conexão com a natureza para os participantes e geração de renda para guias locais.
Linha do tempo dos projetos
Missão
Promover o bem-estar animal e a conservação da biodiversidade, por meio da ciência, educação ambiental e desenvolvimento socioeconômico.
Visão
Ser um programa que contribui para um mundo sustentável através da conservação da fauna catarinense, da natureza e da educação ambiental, transformando a população em agentes protetores do meio ambiente.
Objetivos
- Realizar projetos de translocação para fins de conservação;
- Promover a restauração das interações ecológicas que foram perdidas em florestas defaunadas;
- Educar e capacitar pessoas para atuarem como cidadãos cientistas e serem agentes protetores do meio ambiente e da fauna;
- Gerar oportunidades e promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável.