Sobre o Silvestres SC
Tudo começou em 2010, com projeto de reintrodução do papagaio-de-peito-roxo no Parque Nacional das Araucárias. Esse projeto já reabilitou mais de 500 indivíduos da espécie Amazona vinacea, soltou e monitorou cerca de 250 aves no Parque Nacional das Araucárias, local onde ela estava extinta. Também damos o suporte socioeconômico através das ações de educação ambiental, ciência cidadã e projeto de geração de trabalho e renda para mulheres da comunidade.
Em 2019, iniciamos o projeto de reintrodução do bugio-ruivo na Ilha de Santa Catarina através do planejamento das ações em parceria com o Projeto Fauna Floripa e do processo de reabilitação de indivíduos em reabilitação no Centro de Triagem e Reabilitação de Santa Catarina (CETAS-SC). Em 2023 iniciamos as atividades educativas nas comunidades de Florianópolis. As primeiras solturas de bugios na Ilha estão previstas para 2024.
Entre 2021 e 2023, expandimos nossas ações para realizar a soltura de todos os animais que estavam sendo reabilitados no CETAS-SC. Um total de 1723 indivíduos de 172 espécies de animais silvestres foram devolvidas à natureza pelo Silvestres SC e 914 pessoas foram alcançadas através de educação ambiental. O principal objetivo dessa fase foi garantir a destinação da fauna com solturas responsáveis e com fins de conservação e realizar educação ambiental nas regiões onde as solturas ocorriam fomentando a ciência cidadã para o monitoramento dos animais e a proteção dos indivíduos soltos.
O Silvestres SC está trabalhando para que no futuro outras espécies que já foram extintas da ilha, possam retornar e com isso também foi criado o projeto de reintrodução de felinos na Ilha de Santa Catarina.
Além dos projetos de reintrodução, o programa não mede esforços em executar eventos de Vem Passarinhar, visando colocar a população em contato com a natureza, promovendo assim um encantamento e uma rede de proteção da fauna local. Atualmente são realizados eventos para observação de aves em Florianópolis e no oeste do estado de Santa Catarina.
Linha do tempo dos projetos
Missão
Trabalhar em prol da conservação da fauna terrestre através de projetos de reintrodução e conscientização ambiental.
Visão
Ser um programa que contribui para um mundo sustentável através da conservação da fauna catarinense, da natureza e da educação ambiental, transformando a população em agentes protetores do meio ambiente.
Objetivos
- Realizar projetos de translocação para fins de conservação;
- Promover a restauração das interações ecológicas que foram perdidas em florestas defaunadas;
- Educar e capacitar pessoas para atuarem como cidadãos cientistas e serem agentes protetores do meio ambiente e da fauna;
- Gerar oportunidades e promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável.